Notícia

NOTÍCIAS
Webinar
06-05-2021 Fonte: Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) No passado dia 6 de maio realizou-se um Webinar subordinado ao tema "Hidrogenoma - o despertar do conhecimento das águas minerais naturais", via plataforma Zoom, promovido pelo concelho regional do Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas, da Ordem dos Engenheiros. O tema foi apresentado por Carla Lourenço, Diretora de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos.  https://youtu.be/l9PW-ZhcSZI  
LivroHidrogenoma
30-09-2020 Fonte: Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) - Newsletter nº 14 (setembro) Em Portugal Continental existe uma vasta diversidade de águas reconhecidas como Águas Minerais Naturais, para as quais foi desenvolvido um projeto, liderado pela DGEG e cofinanciado pelo POSEUR (POSEUR-03-2215-FC-000001), para a caracterização do microbismo natural destes recursos geológicos. Foi publicado um livro com os principais resultados obtidos no projeto, com o objetivo de os divulgar entre especialistas e público no geral, lançando o desafio para a prossecução dos estudos iniciados, sob…
Social group
10-12-2019 Fonte: Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) – Newsletter mensal No passado dia 10 de dezembro de 2019 realizou-se, no Centro de Congressos de Lisboa, o seminário de divulgação dos resultados do Projeto Hidrogenoma cofinanciado pelo POSEUR, organizado pela Direção de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos (DSRHG), no qual intervieram o Diretor Geral de Energia e Geologia, João Bernardo, e a Subdiretora Geral, Cristina Lourenço. Cerca de 80 Águas Minerais Naturais (AMN) do território nacional, usadas em termalismo e em engarrafamento, foram alvo de um…
Product
10-12-2019 19:17 Fonte: Agência LUSA Um maior conhecimento da microbiologia das águas minerais naturais e a validação científica dos tratamentos termais com este recurso são os objetivos de um estudo apresentado hoje pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). O estudo, designado por “Hidrogenoma - Uma nova Visão Estratégica para as Águas Minerais Naturais”, foi apresentado esta manhã no Centro de Congressos de Lisboa, durante um seminário onde se discutiu as potencialidades deste recurso natural.
Water resources
09-12-2019 Fonte: Ambiente Magazine A Direção Geral de Energia e Geologia apresenta esta terça-feira um estudo inovador sobre as águas minerais naturais de Portugal Continental, cujo objetivo é “desenvolver o conhecimento das águas minerais naturais, tendo em vista a melhor gestão, exploração e valorização deste recurso”, pode ler-se na nota enviada à imprensa. Este projeto, que será conhecido, a partir das 9h30, no Centro de Congressos de Lisboa, antiga FIL. Na nota enviada, a organização afirma que o projeto vai contribuir para a “credibilização do termalismo”, uma vez que as …
Architecture
10-12-2019 Fonte: Jornal de Notícias online Projeto analisou mais de 80 nascentes e vai disponibilizar dados online. Aberta a porta a inovações na saúde e a aferir melhor o prazo de validade.
Water
10-12-2019 Fonte: Diário da Saúde e Notícias de Coimbra Um maior conhecimento da microbiologia das águas minerais naturais e a validação científica dos tratamentos termais com este recurso são os objetivos de um estudo apresentado hoje pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Font
2019 Fonte: DGEG (Direção de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos) Em novembro de 2019, foi publicado mais um Boletim de Minas com uma edição especial sobre o Termalismo, no âmbito dos recursos hidrogeológicos, geotérmicas, minas e pedreiras. Neste boletim n.º 53 consta um artigo sobre o Projeto Hidrogenoma, intitulado por “O Estudo Metagenómico das Águas Minerais Naturais tendo em vista o Reconhecimento Científico das Vocações Terapêuticas”. Documento disponível em www.dgeg.gov.pt
Text
2015 Fonte: POSEUR – Portugal 2020 Estudo do Microbismo Natural das Águas Minerais Naturais - HIDROGENOMA Projeto da DGEG - Direcção-Geral de Energia e Geologia inserido no Eixo Prioritário 3 do Programa na categoria de Proteção da biodiversidade e dos ecossistemas, visa o aprofundamento do conhecimento do recurso água mineral natural pela identificação dos microrganismos presentes, através da determinação do DNA e do RNA, identificando os que estão vivos e as relações existentes entre si, retirando informação sobre o meio onde se inserem.
Projeto-Pilotonoticia
2010 Fonte: DGEG (Direção de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos) Em 2010 a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) foi promotora de um estudo multidisciplinar sobre as Águas Minerais Naturais (AMN) utilizadas no termalismo, englobando as vertentes da hidrogeologia, microbiologia e geoquímica, no fundo, um estudo “hidrobiogeoquímico”.

h2

h3

Hidrogenoma - Direção-Geral de Energia e Geologia
Av. 5 de Outubro, nº 208 1069-203 Lisboa, Portugal
217 922 700 217 939 540 plataforma.aguas@dgeg.pt logo