Boletim de minas - Edição Especial Termalismo (Vol.53)

Font

2019

Fonte: DGEG (Direção de Serviços de Recursos Hidrogeológicos e Geotérmicos)

 Em novembro de 2019, foi publicado mais um Boletim de Minas com uma edição especial sobre o Termalismo, no âmbito dos recursos hidrogeológicos, geotérmicas, minas e pedreiras.

Neste boletim n.º 53 consta um artigo sobre o Projeto Hidrogenoma, intitulado por O Estudo Metagenómico das Águas Minerais Naturais tendo em vista o Reconhecimento Científico das Vocações Terapêuticas”, onde é descrito o papel dos microrganismos fundamentais à vida, o interesse do estudo das comunidades microbianas existentes nas águas minerais naturais, bem como os objetivos da exploração e desenvolvimento do conhecimento destes recursos geológicos, sustentados numa visão baseada em determinados fatores, nomeadamente, a inovação, o tipo de aproveitamento e o crescimento quer regional, quer nacional.

Documento disponível em www.dgeg.gov.pt

---

 

O Estudo Metagenómico das Águas Minerais Naturais tendo em vista o Reconhecimento Científico das Vocações Terapêuticas

Resumo:

Os microrganismos são fundamentais à vida, tendo um papel relevante na manutenção e estabilidade ambiental e na saúde de animais e plantas. Ao contrário do que se pensava, estudos recentes em ecologia molecular demonstram que a dimensão da diversidade microbiana na natureza é realmente vasta. As estratégias tradicionais de isolamento e seleção de microrganismos têm garantido o desenvolvimento de várias aplicações nas áreas da saúde, da agricultura, da indústria e do ambiente. Com o desenvolvimento nos últimos anos surgiram novas abordagens de trabalho, envolvendo metodologias de bioinformática e biologia molecular, que permitem a análise de microrganismos sem a necessidade de isolamento e cultivo em laboratório a partir do ADN de amostras ambientais e da pesquisa destes dados genómicos em bases de dados específicas e públicas. A biodiversidade existente representa uma fonte importante de recursos genéticos favoráveis ao avanço da biologia e da biotecnologia. O conhecimento e avaliação do seu potencial nos ecossistemas contribuem para possíveis novas aplicações, bem como para a melhoria da gestão dos recursos. As águas subterrâneas, designadamente as águas minerais naturais (AMN), constituem ecossistemas com características peculiares, que certamente proporcionam uma riqueza de espécies notável. No nosso país ocorrem AMN com particularidades interessantes, às quais foram atribuídas capacidades únicas na cura de certas doenças e na preservação da vida. Têm sido alvo de estudo nas mais diversas áreas científicas, no entanto, focam sobretudo a caracterização físico-química das mesmas.

Artigo_metagenoma

 

Hidrogenoma - Direção-Geral de Energia e Geologia
Av. 5 de Outubro, nº 208 1069-203 Lisboa, Portugal
217 922 700 217 939 540 plataforma.aguas@dgeg.pt logo