Termas de São Tiago

HM-73 - Termas de São Tiago

Termalismo

CONCESSÃO

Termas de São Tiago

MORADA:
Rua Tenente-Coronel Silva Simões, 294, 3150-150 Abraveses

LOCALIZAÇÃO:
Distrito - Castelo Branco
Concelho - Penamacor

ÁREA DA CONCESSÃO:
16,88 ha

DATA DO CONTRATO:
05-02-2016

PERÍMETRO DE PROTEÇÃO:
Publicitado
Aviso n.º 4657/2018, DR 69, Série III, 09-04-2018

Concessionário

MALCATUR - Empreendimentos Turísticos e Hoteleiros, S.A.

Captação

Furo P1

Tipo

furo

SETOR DE ATIVIDADE

Termalismo

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:
Doenças do aparelho respiratório
Doenças reumáticas e músculo-esqueléticas
utilizacoes73

CARACTERIZAÇÃO DA ÁGUA

Tipo de Água
Bicarbonatada
Composição Principal
Bicarbonatada Sódico-Cálcica
Composição Secundária
Magnesiana
Mineralização
Fracamente Mineralizada
PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS:
Data da analíse físico-química completa - 31/07/2014
Mineralização Total - 220 mg/L
pH - 6,8
Temperatura - 17,6 ⁰C
Condutividade Elétrica - 197 µS/cm
PROJETO HIDROGENOMA:
pH - 6,6
Temperatura emerg. - 17,6 ⁰C

GEOLOGIA

Localização

Zona Centro-Ibérica - Série dos granitos biotíticos com plagioclase cálcica, tardi a pós-orogénicos.

mapa73

Adaptada da Carta Geológica de Portugal à escala 1:1.000.000, LNEG-2010

UNIDADES GEOLÓGICAS:
  • Aluviões - areias e cascalheiras de fraca espessura, preenchem os vales das principais linhas de água.
  • Granito - granito tardi a pós-orogénico, biotítico-moscovítico, porfiróide de grão grosseiro a médio, em geral muito alterado.
TECTÓNICA:

O sistema de falhas predominante tem direção NNE-SSW. Para além disso, o maciço granítico encontra-se intensamente diaclasado, apresentando-se as diaclases com direção preferencial N40ºE.

CARTA GEOLÓGICA DA CONCESSÃO

CARTA73

Adaptada de Neiva & Costa Campos, 1992

HIDROGEOLOGIA

SISTEMA AQUÍFERO:

Granítico, fissurado, com permeabilidade e produtividade muito variáveis e dependentes do grau de fraturação do granito, confinado, com o topo situado a profundidades entre 40m e 100 m.

UNIDADES AQUÍFERAS:
  • Formações aluvionares - sistema aquífero superficial de reduzida espessura e permeabilidade intersticial média.
  • Formação granítica superficial - sistema aquífero em granito muito alterado, com permeabilidade baixa, do tipo intersticial, ou fissural, consoante o grau de alteração e/ou de fraturação do granito.
  • Formação granítica profunda - sistema aquífero hidromineral com  permeabilidade fissural em geral baixa.
MODELO CONCEPTUAL DO SISTEMA AQUÍFERO:

As águas meteóricas infiltram-se no maciço granítico de Penamacor-Monsanto, em especial nas zonas de bordadura e/ou em zonas arenizadas/fraturadas. Na percolação ao longo de fissuras e microfissuras do maciço granítico, adquirem mineralização própria, em resultado do tempo de interação água-rocha. A emergência do recurso hidromineral está relacionada com uma zona de intensa fraturação, que no furo P1 ocorre entre 80m e 137 m de profundidade.

MODELO73

 

Estudo do Microbismo Natural

 

--- COMUNIDADES BACTERIANAS POR CLASSE ---

Classes representativas: Betaproteobacteria e Gammaproteobacteria.

A composição taxonómica por classe das comunidades bacterianas desta água bicarbonatada, revela uma distribuição em 7 classes (?̅ ≥ 1,91%), ao longo dos anos hidrológicos de 2017 e de 2018, entre as quais Betaproteobacteria (58,29%) tem presença maioritária, seguida por Gammaproteobacteria (16,32%). Estas duas classes são equivalentes na primeira amostra colhida (F1), apresentando uma percentagem de reads (sequências) da ordem de 40%. A classe Brocadiae apenas tem expressão nas amostras F1 e F3 colhidas no ano hidrológico de 2017. As classes Nitrospira e Clostridia não têm presença na última amostra colhida (F7).

73CLASSE

 

--- COMUNIDADES BACTERIANAS POR GÉNERO ---

A classificação ao nível de género, por comparação das amostras F1-F5 e F3-F7, apresenta uma percentagem de reads sem classificação elevada nas quatro amostras. Contudo, a composição deste hidrogenoma demonstra alguma estabilidade microbiológica. Nas amostras da primavera (F1-F5) os géneros Rickettsiella, Burkholderia, Gallionella e Rhodocyclus são os mais representativos, marcando também presença Propionivibrio e Dechloromonas. Nas amostras da outono (F3-F7) os géneros Gallionella, Burkholderia, Rickettsiella (sem presença em F7) e Uliginosibacterium têm maior expressão e Thermodesulfovibrio é identificado nestas duas amostras com menor frequência.

73GENERO

 

 --- COMUNIDADES BACTERIANAS POR ESPÉCIE ---

As espécies mais representativas que caracterizam este bacteroma são: Uliginosibacterium gangwonense, Candidatus Scalindua brodae, Gallionella ferruginea, Burkholderia lata, Rhodocyclus purpureus, Thermodesulfovibrio thiophilus, Propionivibrio dicarboxylicus, Thermodesulfovibrio aggregans, Cystobacter, Oxalobacter vibrioformis, Dechloromonas hortensis, Gallionella capsiferriformans, Actinopolyspora indiensis, Burkholderia ubonensisPsychrobacter halophilus, Brachyspira ibaraki, entre outras. Destes microrganismos identificados Actinopolyspora indiensis e Psychrobacter halophilus são bactérias halófilas, tolerantes a concentrações de sal elevadas (Kumar S., et al., 2001) (Anna Ciok, et al., 2019).

73DIVERSIDADE

A diversidade bacteriana é mais elevada na amostra F3, destacando-se das restantes amostras com um maior número de espécies identificadas, devido à distribuição em géneros mais equilibrada de Burkholderia, Uliginosibacterium, Rickettsiella e Gallionella. Os valores de OTUs que caracterizam esta água mineral natural variam de 155 a 628, entre as amostras F1 e F3.

 

73VIAVEIS

 

Hidrogenoma - Direção-Geral de Energia e Geologia
Av. 5 de Outubro, nº 208 1069-203 Lisboa, Portugal
217 922 700 217 939 540 plataforma.aguas@dgeg.pt logo