Termas das Águas

HM-67 - Termas das Águas

Termalismo

CONCESSÃO

Termas das Águas

MORADA:
Largo do Município, 6090-543 Penamacor

LOCALIZAÇÃO:
Distrito - Castelo Branco
Concelho - Penamacor

ÁREA DA CONCESSÃO:
13,70 ha

DATA DO CONTRATO:
15-12-2017

PERÍMETRO DE PROTEÇÃO:
Fixado
Portaria n.º 373/2017, DR 240, Série I, 15-12-2017

Concessionário

Câmara Municipal de Penamacor

Captação

AM4

Tipo

furo

SETOR DE ATIVIDADE

Termalismo

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:
Doenças do aparelho respiratório
Doenças reumáticas e músculo-esqueléticas
Bathroom

CARACTERIZAÇÃO DA ÁGUA

Tipo de Água
Sulfúrea
Composição Principal
Bicarbonatada Sódica
Sulfúrea
Composição Secundária
Fluoretada
Sulfidratada
Mineralização
Fracamente Mineralizada
PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS:
Data da analíse físico-química completa - 12/03/2018
Mineralização Total - 312 mg/L
pH - 7,8
Temperatura - 19,2 ⁰C
Condutividade Elétrica - 299 µS/cm
PROJETO HIDROGENOMA:
pH - 7,6
Temperatura emerg. - 19,1 ⁰C

GEOLOGIA

Localização

Zona Centro-Ibérica - Série dos granitos biotíticos com plagioclase cálcica, tardi a pós-orogénicos.

mapa67

Adaptada da Carta Geológica de Portugal à escala 1:1.000.000, LNEG-2010

UNIDADES GEOLÓGICAS:
  • Depósitos aluvionares - constituídos por areias e cascalheiras, de fraca espessura, preenchem os vales das principais linhas de água.
  • Rochas graníticas do Maciço Granítico de Penamacor-Monsanto - pertencente à série dos granitos hercínicos biotíticos com plagioclase cálcica, tardi a pós-orogénicos. De forma oval e orientado na direção NNW-SSE, é constituído por diversas fácies de granitos de duas micas, porfiróides, de grão médio a grosseiro, com graus de alteração variáveis.
TECTÓNICA:

O maciço granítico encontra-se intensamente fraturado, estando as principais direções estruturais orientadas a NE-SW, NNE-SSW, N-S e ENE-WSW.

A linha de água que atravessa a área da concessão corre num vale de fratura associado ao principal acidente tectónico da região, a designada falha de Fonte Santa, uma falha de direção ENE-WSW, com a qual estarão relacionadas as emergências das Termas das Águas.

CARTA GEOLÓGICA DA CONCESSÃO

CARTA67

Adaptada de Neiva & Costa Campos, 1992

HIDROGEOLOGIA

SISTEMA AQUÍFERO:

Granítico, fissurado, com permeabilidade e produtividade muito variáveis e dependentes do grau de fraturação do maciço granítico. Confinado a semiconfinado, com o topo situado abaixo dos 20m de profundidade.

UNIDADES AQUÍFERAS:

À escala regional, na zona envolvente da concessão das Termas das Águas, estão presentes três unidades hidrogeológicas, tendo em conta os tipos litológicos, os elementos estruturais e as unidades geomorfológicas:

  • As formações aluvionares de reduzida espessura, associadas às linhas de água da região, constituem um sistema aquífero livre e superficial de permeabilidade intersticial alta.
  • As formações metamórficas que envolvem o maciço granítico, constituídas pelos xistos e metagrauvaques do Complexo Xisto-Grauváquico e pela auréola de metamorfismo de contacto, constituem um sistema de permeabilidade muito reduzida, podendo apresentar alguma permeabilidade ao longo das fraturas presentes.
  • As formações graníticas do maciço granítico de Penamacor-Monsanto, onde ocorre o sistema aquífero hidromineral, apresentam permeabilidade, quer do tipo fissural, baixa a média, nas zonas em que o granito se apresenta fraturado, quer do tipo intersticial nas zonas em que se apresenta arenizado.
MODELO CONCEPTUAL DO SISTEMA AQUÍFERO:

O maciço granítico de Penamacor-Monsanto corresponde a uma zona morfologicamente deprimida, facto que favorece a infiltração das águas provenientes da precipitação atmosférica, considerada, nesta zona, modesta ao longo do ano.

A nível local, a recarga do sistema aquífero profundo das Termas das Águas faz-se nas zonas mais afetadas pelo vasto conjunto de extensas fraturas verticais sem preenchimento e de direção preferencial N40°E, ou nas zonas em que o granito se apresenta mais arenizado.

A emergência do recurso hidromineral está relacionada com a provável falha das Termas das Águas de atitude N85°E, e com um conjunto de falhas de direções N40°E e N60°W.

Estudo do Microbismo Natural

 

--- COMUNIDADES BACTERIANAS POR CLASSE ---

Classes representativas: Gammaproteobacteria e Betaproteobacteria.

A composição taxonómica por classe das comunidades bacterianas desta água sulfúrea, demonstra uma distribuição em 7 classes (?̅ ≥ 0,75%) ao longo dos anos hidrológicos de 2017 e de 2018, indicando a presença maioritária de Gammaproteobacteria (56,10%) e Betaproteobacteria (22,68%), variando em proporção inversa, uma vez que, nas amostras em que Gammaproteobacteria é predominante (F3 e F7), a classe Betaproteobacteria tem menor expressão e vice-versa (F1).

67CLASSE

 

--- COMUNIDADES BACTERIANAS POR GÉNERO ---

A classificação ao nível de género, analisando as amostras F1 (primavera) e F3-F7 (outono), demonstra  estabilidade microbiológica na composição taxonómica destas comunidades bacterianas, na qual o género Thiovirga tem presença maioritária nas amostras F3 (89,16%) e F7 (65,79%) do outono, com presença na primeira amostra colhida (F1). Destaca-se também o género Sulfuricurvum, com menor expressão, nas amostras F3-F7 e presença em F1. O género Limnobacter, embora predominante na amostra da primavera (F1), marca presença em F3-F7, permitindo caracterizar com robustez este hidrogenoma.

67GENERO

 

--- COMUNIDADES BACTERIANAS POR ESPÉCIE ---

As espécies mais representativas que caracterizam este bacteroma são: Thiovirga sulfuroxydans, Sulfuricurvum kujiense, Leucothrix mucor e Limnobacter litoralis. Estes microrganismos identificados estão relacionados com a metabolização enzimática do enxofre, exceto Leucothrix mucor, uma bactéria marinha encontrada em algas (J.A. Bland e T.D.Brock, 1973).

67DIVERSIDADE

A diversidade bacteriana é maior na amostra colhida na primavera (F1) do que nas amostras do outono (F3-F7). Os valores de OTUs que caracterizam esta água mineral natural variam de 92 a 390, entre as amostras F7 e F3. Houve um decréscimo mais acentuado do número de espécies identificadas na última amostra (F7).

 

67VIAVEIS

 

Hidrogenoma - Direção-Geral de Energia e Geologia
Av. 5 de Outubro, nº 208 1069-203 Lisboa, Portugal
217 922 700 217 939 540 plataforma.aguas@dgeg.pt logo