Healsi

HM-76 - Healsi

Engarrafamento

CONCESSÃO

HM76

MORADA:
Rua Anselmo Andrade, 53, 2140-081 Chamusca

LOCALIZAÇÃO:
Distrito - Santarém
Concelho - Chamusca

ÁREA DA CONCESSÃO:
58,50 ha

DATA DO CONTRATO:
09-01-2018

PERÍMETRO DE PROTEÇÃO:
Publicitado
Aviso n.º 6238-H/2020, DR n.º 73, Série II, de 14-04-2020

Concessionário

Aguarela do Mundo - Águas de Nascente, S.A.

Captação

Healsi

Tipo

furo

SETOR DE ATIVIDADE

Engarrafamento

TIPO DE ÁGUA ENGARRAFADA:
Mineral natural lisa
utilizacao76

CARACTERIZAÇÃO DA ÁGUA

Tipo de Água
Bicarbonatada
Composição Principal
Bicarbonatada Sódica
Composição Secundária
Silicatada
Mineralização
Hipossalina
PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS:
Data da analíse físico-química completa - 05/05/2015
Mineralização Total - 188 mg/L
pH - 6,5
Temperatura - 20,1 ⁰C
Condutividade Elétrica - 178 µS/cm
PROJETO HIDROGENOMA:
pH - 6,4
Temperatura emerg. - 20,1 ⁰C

GEOLOGIA

Localização

Bacias Meso-Cenozoicas - Bacia Terciária do Tejo.

mapa76

Adaptada da Carta Geológica de Portugal à escala 1:1.000.000, LNEG-2010

UNIDADES GEOLÓGICAS:

A área da concessão é constituída na totalidade por terrenos de idade cenozóica:

Depósitos aluvionares - constituídos por areias e cascalheiras com intercalações argilosas, ocupam a maior parte dos vales da região, estando também presentes no vale da ribeira de Ulme que corre imediatamente a norte da área da concessão.

Terraços fluviais - dispõem-se ao longo da ribeira de Ulme e são constituídos por areias de grão  grosseiro a médio e cascalheiras com intercalações argilosas.

Pliocénico - ocupa os pontos mais altos da topografia da região e é constituído por arenitos argilosos, conglomerados e argilas.

Miocénico superior-Pliocénico - constitui a formação argilo-arenítica do vale do Ulme, de sedimentação muito irregular, apresentando muitas variações laterais de fácies.

TECTÓNICA:

Não se reconhecem acidentes tectónicos a afetar as unidades cenozoicas.

CARTA GEOLÓGICA DA CONCESSÃO

CARTA76

Adaptada das folhas 27D e 31B da Carta Geológica de Portugal à escala 1:50.000, LNEG-1977, 1976

HIDROGEOLOGIA

SISTEMA AQUÍFERO:

Sistema multicamada, de natureza detrítica, semiconfinado a confinado, de permeabilidade intersticial e produtividade média.

UNIDADES AQUÍFERAS:

A formação argilo-arenítica do vale do Ulme, de onde é captado o recurso hidromineral, apresenta-se como um sistema multicamada, formado por alternâncias de níveis de elevada permeabilidade e comportamento confinado ou semiconfinado, e de outros mais argilosos, com baixa ou muito baixa permeabilidade e comportamento de aquitardo ou aquicluso.

MODELO CONCEPTUAL DO SISTEMA AQUÍFERO:

A recarga dá-se por infiltração da precipitação atmosférica nas zonas mais elevadas da bacia hidrográfica do rio Tejo, sendo favorecida pela porosidade das formações sedimentares e pela fraturação do substrato granítico. O fluxo subterrâneo processa-se para SW ao longo das estruturas que afetam este substrato, podendo atingir elevadas profundidades. A aquisição da mineralização característica desta água estará relacionada fundamentalmente com o substrato granítico.

MODELO76

Adaptado de Lima, A. (2016)

Estudo do Microbismo Natural

 

--- COMUNIDADES BACTERIANAS POR CLASSE ---

Classes representativas: Betaproteobacteria e Alphaproteobacteria.

Os valores da composição taxonómica por classe das comunidades bacterianas desta água bicarbonatada, revelam uma distribuição em 8 classes (?̅ ≥ 1,49%), ao longo dos anos hidrológicos de 2017 e de 2018, indicando a presença maioritária de Betaproteobacteria (42,56%) e Alphaproteobacteria (31,08%) em proporção inversa, nas amostras F3 e F7 colhidas no outono. As classes Clostridia e Deinococci apenas estão representadas na amostra F3, enquanto que Gammaproteobacteria tem expressão só na amostra F7.

76CLASSE

 

--- COMUNIDADES BACTERIANAS POR GÉNERO ---

Na classificação ao nível de género, comparando as amostras F3-F7 (outono), verifica-se que a percentagem de reads (sequências) sem classificação é elevada (∼20%). Contudo, existem alguns géneros comuns em ambas as amostras, nomeadamente Methylobacterium, Thermodesulfovibrio e Sphingobium.

Por outro lado, os géneros mais representativos identificados variam entre as duas amostras. Em F3 os géneros mais predominantes são Novosphingobium, Sphingomonas e Methylobacterium, enquanto que na amostra F5 predomina Rubrivivax e Pigmentiphaga.

76GENERO

 

 --- COMUNIDADES BACTERIANAS POR ESPÉCIE ---

As espécies mais representativas que caracterizam este bacteroma são: Sphingomonas yabuuchiae, Methylobacterium mesophilicum, Sphingobium amiense, Sphingomonas pseudosanguinis, Methylobacterium longum, Novosphingobium acidiphilum, Pigmentiphaga kullae, Edaphobacter modestus, Oxalobacter vibrioformis, Thermodesulfatator atlanticus, Thermodesulfovibrio aggregans, Sphingomonas sanxanigenens, Novosphingobium mathurense, Methylobacterium radiotolerans, Sphingomonas elodea, entre outras. Destes microrganismos Sphingomonas pseudosanguinis pode produzir ubiquinona Q-10 (Peter Kampfer, et al., 2007) e Sphingomonas elodea pode produzir gelano (polissacarídeo) (N B vartak, et al., 1995).

76DIVERSIDADE

O índice de diversidade Shannon-Wiener (H’) é mais elevado na amostra F7, comparativamente com F3 que apresenta maior riqueza específica. Os valores de OTUs obtidos variam de 162 a 675 entre as amostras F7 e F3, sendo visível uma acentuada redução da riqueza específica na última amostra colhida.

 

76VIAVIES

 

Hidrogenoma - Direção-Geral de Energia e Geologia
Av. 5 de Outubro, nº 208 1069-203 Lisboa, Portugal
217 922 700 217 939 540 plataforma.aguas@dgeg.pt logo