Águas Santas do Vimeiro (Fonte dos Frades)

HM-58 - Águas Santas do Vimeiro (Fonte dos Frades)

Termalismo

CONCESSÃO

Imágem 1

MORADA:
Rua Joaquim Belchior, nº1, 2560-086 Maceira TVD

LOCALIZAÇÃO:
Distrito - Lisboa
Concelho - Torres Vedras

ÁREA DA CONCESSÃO:
149,61 ha

DATA DO CONTRATO:
09-05-2005

PERÍMETRO DE PROTEÇÃO:
Fixado
Portaria 38/2018, DR 20, Série I, 29-01-2018

Concessionário

Empresa das Águas do Vimeiro, S.A.

Captação

Fonte dos Frades 7 (FF7)

Tipo

furo

SETOR DE ATIVIDADE

Termalismo

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:
Doenças da pele
Doenças do aparelho circulatório
Doenças do aparelho digestivo
Doenças do aparelho respiratório
Leisure centre

CARACTERIZAÇÃO DA ÁGUA

Tipo de Água
Cloretada
Composição Principal
Cloretada Sódica
Composição Secundária
Bicarbonatada cálcica
Mineralização
Hipersalina
PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS:
Data da analíse físico-química completa - 08/09/2017
Mineralização Total - 4136 mg/L
pH - 7,0
Temperatura - 24,2 ⁰C
Condutividade Elétrica - 6450 µS/cm
PROJETO HIDROGENOMA:
pH - 7,1
Temperatura emerg. - 24,5 ⁰C

GEOLOGIA

Localização

Bacias Meso-Cenozóicas Bacia Lusitaniana.

58Amapa

Adaptada da Carta Geológica de Portugal à escala 1:1.000.000, LNEG-2010

UNIDADES GEOLÓGICAS:

A área da concessão situa-se no bordo E da estrutura diapírica do Vimeiro, onde afloram as seguintes unidades do Jurássico Superior:

  • Arenitos, margas e argilas de Bombarral.
  • Calcários, arenitos margosos e margas de Miragaia.
  • Calcários do Vimeiro - calcários de cor cinzenta clara, por vezes fortemente bioclásticos, no geral maciços, mas podendo, localmente, apresentar-se carsificados.

Os calcários do Vimeiro contactam por falha com o Complexo evaporítico de Dagorda, de idade Triásico Superior-Jurássico Inferior, que constitui o núcleo da estrutura diapírica e que se encontra localmente coberto por aluviões e terraços fluviais.

TECTÓNICA:

A nível tectónico, a região é caracterizada por elevada complexidade estrutural devido à presença da estrutura diapírica do Vimeiro, uma estrutura originada pela ascensão de sedimentos evaporíticos da unidade de Dagorda através da cobertura mesozóica, deformando-a em estrutura anticlinal. Esta estrutura tem orientação geral NNE-SSW e forma sigmóide. O flanco SE possui inclinações entre 75°SE e 90°, enquanto que o flanco NW mostra inclinações mais suaves entre 30° e 45°NW.

Ocorrem ainda algumas  falhas de direção média NW-SE.

 

CARTA GEOLÓGICA DA CONCESSÃO

58aCARTA

Adaptada da folha 30A da Carta Geológica de Portugal à escala 1:50.000, LNEG-1996

HIDROGEOLOGIA

SISTEMA AQUÍFERO:

Desenvolve-se na unidade dos Calcários do Vimeiro, com permeabilidade cársica e fissural e boas produtividades.

UNIDADES AQUÍFERAS:
  • As unidades de Bombarral e de Miragaia constituem aquíferos multicamada, com permeabilidade variável entre intersticial e fissural, e níveis confinados.
  • A unidade dos calcários do Vimeiro, de onde emerge o recurso hidromineral, apresenta permeabilidade cársica, ou fissural.
  • O Complexo evaporítico de Dagorda pela sua composição evaporítica (argilas gipsíferas e salíferas) tem comportamento de aquicluso, funcionando como barreira hidrogeológica impermeável.
MODELO CONCEPTUAL DO SISTEMA AQUÍFERO:

A zona de recarga poderá localizar-se em calcários do Jurássico Médio e Superior no Planalto das Cezaredas a cerca de 20km a NE do Vimeiro ou, eventualmente, a maior distância e a cotas mais elevadas na Serra de Montejunto localizada a E.

A circulação subterrânea dá-se no sentido NNE-SSW ao longo de formações calcárias, margosas e arenosas, estimando-se que possam atingir profundidades da ordem dos 2000m.

A descarga dá-se ao longo do flanco E do diapiro do Vimeiro no contacto por falha entre os Calcários do Vimeiro e o Complexo evaporítico de Dagorda, funcionando este como barreira hidrogeológica.

58AMODELO

Adaptado de Chaminé, H. et al. (2004)

Estudo do Microbismo Natural

Assinatura Hidrobiómica* (espécies exclusivas)

F1: Azospirillum melinis

F5: Tenacibaculum skagerrakense

*hidrogenoma consolidado 

--- COMUNIDADES BACTERIANAS POR CLASSE ---

Classes representativas: Betaproteobacteria e Alphaproteobacteria.

A composição taxonómica por classe das comunidades bacterianas desta água cloretada, indica uma distribuição em 6 classes (?̅ ≥ 2,05%), ao longo dos anos hidrológicos de 2017 e de 2018, entre as quais Betaproteobacteria (26,66%) e Alphaproteobacteria (24,63%) são as mais representativas. Na amostra F5, a classe Betaproteobacteria é predominante (42,26%), enquanto que na amostra F3 é Alphaproteobacteria (15,92%).

58ACLASSE

 

--- COMUNIDADES BACTERIANAS POR GÉNERO ---

Na classificação ao nível de género, comparando as amostras F3-F7 (outono), verifica-se uma percentagem significativa de reads (sequências) sem classificação (∼20%). Os géneros Gallionella, Thermodesulfovibrio, Nitrospira, Azoarcus e Candidatus Scalindua são comuns nestas duas amostras, embora com percentagens diferentes de assignação taxonómica.

Os géneros Gallionella, Azoarcus e Thermodesulfovibrio estão presentes no conjunto das três amostras analisadas (F3, F5 e F7), caracterizando este hidrogenoma.

58AGENERO

 

--- COMUNIDADES BACTERIANAS POR ESPÉCIE ---

As espécies mais representativas que caracterizam este bacteroma são: Sphingobium amiense, Zoogloea resiniphila, Pseudomonas plecoglossicida, Sphingobium cloacae, Thermodesulfovibrio aggregans, Pseudomonas benzenivorans, Oxalobacter vibrioformis, Uliginosibacterium gangwonense, Pseudomonas entomofila, Pseudomonas parafulva, Thermodesulfovibrio thiophilus, Azoarcus evansii e Nitrospira moscoviensis. Destes microrganismos identificados Pseudomonas parafulva, por exemplo, foi alvo de estudo para a identificação de mecanismos de biocontrolo em plantas, apresentando potencial antibacteriano (D. Kakembo, 2019).

58ADIVERSIDADE

Os valores de diversidade bacteriana são elevados em todas as amostras (H’ > 2), apontando para uma reduzida seletividade das comunidades existentes nesta água mineral natural. Os valores de OTUs obtidos que caracterizam esta água variam de 391 a 625, entre as amostras F7 e F3, indicando uma redução da riqueza específica ao longo da colheita de amostras.

  

58AVIAVEIS

 

Hidrogenoma - Direção-Geral de Energia e Geologia
Av. 5 de Outubro, nº 208 1069-203 Lisboa, Portugal
217 922 700 217 939 540 plataforma.aguas@dgeg.pt logo